Existe tratamento eficaz para o melasma?
O melasma é uma doença crônica que afeta a qualidade de vida e autoestima de muitas pessoas. Ele se caracteriza por ser uma hiperpigmentação da pele, com manchas acastanhadas ou acinzentadas. Suas causas são diversas, entre elas estão: fatores genéticos, hormonais (gravidez, uso de anticoncepcional) e exposição solar.
Normalmente, essas manchinhas que tanto incomodam aparecem nas bochechas, na testa e no buço. O melasma não tem cura, mas tem, sim, controle!
Os tratamentos devem ser sempre combinados, usando cremes clareadores em casa, antioxidantes orais e procedimentos no consultório! Para você entender mais, aqui vão algumas coisas importantes:
– Ame o protetor solar!
Quando dizemos que o protetor solar deve ser seu melhor amigo, falamos sério! Principalmente quando se trata do melasma. Não usá-lo ou usar de forma inadequada vai trazer de volta o pigmento que você está tentando remover.
– Tenha uma rotina de cuidados!
Mantenha os cuidados com a sua pele rotineiramente, desde as primeiras horas do dia até o momento de dormir. Tratando-se do tratamento para o melasma, três pontos são essenciais: paciência, disciplina e constância.
– Cremes vão auxiliar!
Cremes clareadores são essenciais e indispensáveis ao tratamento e fazem, sim, diferença. Eles ajudam na hiperpigmentação da pele, promovendo clareamento e deixando a tonalidade mais uniforme.
– Antioxidantes orais
Eles auxiliam no combate aos radicais livres, que são moléculas que atuam no escurecimento e envelhecimento da pele.
– Peelings
O peeling químico, por exemplo, atua, por meio de uma concentração de ácidos, na renovação das células da pele através de uma descamação controlada.
– Lasers
Os lasers fracionam o pigmento da pele em pequenos pedaços, após essa quebra eles são eliminados pelo organismo.
– Agulhamento
Na técnica, microagulhas auxiliam com a circulação do sangue na pele, o que auxilia no tratamento de manchas através da produção de colágeno, elastina e renovação celular.
Diante de todos os tratamentos, um ponto é essencial e deve ser sempre relembrado: a exposição solar piora o melasma! Ainda que você use protetor na área das manchas, tomar sol no corpo faz uma ativação sistêmica da melanina, o que piora o caso.
Para descobrir o procedimento adequado para você, agende uma consulta com a Dra. Andressa de Deus.