Segundo uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, depois dos EUA, o Brasil é o país de maior procura para aplicação da Toxina Botulínica. Com o passar dos anos, as marcas de expressões se acentuam e, ao se olhar no espelho, muitas pessoas podem se sentir insatisfeitas com o surgimento das rugas. Com isso, buscam o auxílio do tratamento que impede ou ameniza as tão indesejadas “listrinhas”.
A toxina se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Seu uso costuma ser indicado para a região dos olhos, testa ou entre as sobrancelhas, principalmente por trazer resultados de forma mais rápida, visualmente.
Saiba mais:
Como é realizado o tratamento com Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica é aplicada em consultório médico. O procedimento dura em torno de 15 minutos e consiste na injeção da substância no local indicado com uma agulha fina. Para garantir maior conforto durante o procedimento é aplicado um anestésico tópico.
Com qual idade posso iniciar as aplicações?
A idade pode variar conforme a tendência da sua pele de formar rugas, mas, em geral, a primeira aplicação costuma ser em torno dos 25 anos.
Entre os fatores que devem ser levados em conta estão: a exposição solar, cor da pele, hábitos de vida e fatores genéticos.
O resultado da Toxina Botulínica é imediato?
O resultado da aplicação começa a ser visualizado entre 48 e 72 horas após o procedimento e, em torno de duas semanas, observa-se o resultado final.
Quanto tempo dura o Botox?
O efeito da toxina costuma durar de quatro a seis meses.
Qual deve ser o tempo de intervalo entre as aplicações?
Considerando a mesma região, no mínimo, o intervalo deve ser de três meses. Antes desse período de tempo, o corpo pode desenvolver resistência a substância.
Há riscos?
Como todo procedimento estético, podem ocorrer situações não esperadas após sua realização. Entre os casos adversos, está a paralisia dos movimentos faciais, assimetrias na região das sobrancelhas, assimetria na região dos olhos e queda das pálpebras.
Além disso, dores no local da aplicação, cansaço, sensações de formigamento ou sensibilidade, erupção cutânea, dor ou fraqueza muscular também podem ocorrer.
Posso perder a expressão?
A toxina deve ser aplicada apenas no músculo responsável por formar a ruga, deixando um efeito natural. Mas, caso o paciente busque um “congelamento” das expressões, uma aplicação maior pode ser realizada, após avaliação médica.
Existem contraindicações?
Alguns grupos não devem fazer uso da substância, sendo eles: gestantes, lactantes e pessoas com doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias.
Cuidados após a aplicação
É importante que após o procedimento seja evitado:
– massagens e limpeza intensas nas primeiras 24h;
– cosméticos e produtos para a pele por 24h;
– exercícios físicos nos dois primeiros dias da aplicação;
– ficar de cabeça baixa após o procedimento;
– forçar os músculos faciais;
– fazer carretas na primeira semana.
Quanto custa a aplicação?
O valor é repassado após consulta, na qual o paciente será avaliado e, logo após, receberá a indicação da quantidade adequada para seu caso.
Continue acompanhando nosso blog.
Para saber se o procedimento é adequado para você, agende uma consulta com a dra. Andressa de Deus.